Grafotecnia

A letra de uma pessoa é algo único, assim como sua impressão digital.
Ela possui características que indicam tanto sua autoria quanto as suas características pessoais.

Na Grafotecnia é possível realizar a identificação da autoria do lançamento caligráfico (seja ela assinatura, rubrica ou qualquer outro escrito), seja ela lançada por meio de coação, com guia de outra pessoa ou ainda cópia por meio de outro documento.

Lançamento caligráfico

Assinaturas e textos geralmente apresentam diversas diferenças e semelhanças, e é através destas que encontramos por meio de comparação o real autor do escrito.

Para um melhor entendimento da grafoscopia se faz necessário citar alguns estudos do famoso Perito Solange Pellat, que nos traz quatro conceitos básicos sobre o grafocinetismo:

I – O gesto gráfico está sob a influência direta do cérebro. Sua forma não é modificada pelo órgão escritos, caso este funcione normalmente e se encontre suficientemente adaptado à sua função;
II – Quando alguém escreve, o Eu está em ação, mas o sentimento quase inconsciente de que o Eu age passa por variáveis de intensidade e de enfraquecimento. Ele está em seu máximo de intensidade onde existe um esforço a fazer, isto é, nos inícios; e mínima onde o movimento escritural é secundado pelo impulso adquirido, ou seja, nas extremidades.
III – O grafismo natural não pode ser modificado voluntariamente, senão pela introdução no traçado de características do esforço despendido;
IV – O escritor que age em circunstância em que o ato de escrever é particularmente difícil, traça individualmente as formas de letras que lhe são mais costumeiras, ou as mais simples, de esquema fácil de ser construído.

Mas quando contratar este tipo de serviço?
Caso você tenha percebido que foi realizada uma autorização por meio de contrato onde não tenha o reconhecimento de sua assinatura, cujo qual cause danos financeiros ou de cunho moral, ou seja, alguma fraude utilizando sua assinatura. Neste caso que é necessário o estudo técnico de um profissional Grafotécnico para analisar a autenticidade do lançamento caligráfico.

Por este motivo, a Grafotecnia é uma ciência muito utilizada em Perícias e Assistência Técnica, tanto em serviços judiciais quanto particulares, e a Raboni Engenharia atua em todos estes campos.

Interessado em nossas soluções?

COMPARTILHE

Ver também